Atividades para a Semana da SIPAT

O que é SIPAT

É obrigação de todo dono de empresa, oferecer aos seus funcionários um bom ambiente de trabalho, que deve ser acolhedor e possuir todas as condições para que as atividades sejam realizadas com segurança, longe de acidentes e outros contratempos.

É importante dizer que todo acidente de trabalho ou doença ocupacional, não é culpa somente do empregador, pois muitas vezes, os trabalhadores não se importam com que estão fazendo e acabam colocando a sua vida e de outras pessoas em risco.

Para conscientizar os funcionários mais rebeldes e informar a todos de uma empresa, sobre a segurança do trabalho, foi criada a SIPAT.

O que é SIPAT

SIPAT é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, ela é organizada pelo CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Os profissionais que realizam a SIPAT podem ser de dentro da empresa ou terceirizados, mas o que importa é que eles entendam dos assuntos que serão abordados, por isso o indicado é a SIPAT, ser feita pela CIPA em parceria com um médico do trabalho, engenheiro do trabalho, enfermeiro do trabalho e técnico de segurança do trabalho.

É mais indicado que a SIPAT seja organizada por profissionais de dentro da empresa, porque eles já conhecem seus colegas de trabalho e saberão exatamente o que falar na semana de conscientização, mas as atividades podem ser realizadas por empresas especializadas do segmento.

Atividades para a semana da SIPAT

Palestras – As palestras são muito importantes em uma SIPAT, porque elas falam dos mais variados assuntos, que tem relação com a integridade física e mental dos trabalhadores. Essas palestras falam das diferentes formas de prevenção dos acidentes de trabalho e também como evitar as doenças ocupacionais. Para realizar as palestras devem ser escolhidos profissionais que entendam do assunto, como um médico do trabalho e que seja funcionário da empresa.

Teatro – Uma das melhores formas de conscientizar os trabalhadores, para evitar coisas ruins, é através de peças teatrais que foquem em segurança do trabalho, com isso os empregados ficarão atentos a todas as informações e aprenderão qual a melhor postura que deve ser adotada em um ambiente de trabalho. O teatro pode ser feito até pelos próprios trabalhadores, basta que eles escrevam uma história relacionada a prevenção de acidentes e depois apresente-a na frente dos colegas.

Massagem – Em uma SIPAT, um diferencial é oferecer aos funcionários uma massagem rápida, para evitar o estresse e proporcionar relaxamento muscular. É possível encontrar muitas empresas que oferecem o serviço de massagem rápida para o trabalhador.

Gincanas – As gincanas ensinam o que é importante divertindo os trabalhadores, pois competições fazem o cérebro trabalhar e deixam a adrenalina lá no alto. Uma SIPAT com gincanas, consegue ensinar muito mais do que aquelas que só têm palestras demoradas.

Essas são apenas algumas dicas de atividades que sua empresa pode realizar, mas saiba que há empresas que são especializadas em ações para SIPAT, como a Conceito Zen que é uma empresa que já realizei parceria em uma empresa que trabalhei.

Importância da SIPAT

A SIPAT é obrigatória em todas as empresas, caso algum estabelecimento não inclua essa semana anual no seu calendário, será multado, como já foi dito, a SIPAT deve ser realizada uma vez por ano, deve levar uma semana inteira e ser feita no horário de trabalho, já que é tida como um treinamento ou curso.

Então a SIPAT é essencial em todas as empresas para conscientizar os trabalhadores de tudo que deve ser feito para evitar os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *