Benefícios da SIPAT para os Funcionários

Na vida passamos por diversas situações ruins, que ocorrem no dia a dia, em casa, escola e no trabalho. Os acidentes de trabalho e as doenças decorrentes da profissão são muito comuns nos dias de hoje, isso se deve a má postura dos trabalhadores ao exercer a sua profissão e também o descuido dos responsáveis pelas empresas.

Os donos de empresas podem contar com muitas ações para diminuir os acidentes de trabalho e as doenças decorrentes dele, entre as mais funcionais, está a SIPAT, sigla de (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho).

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) proporciona vários benefícios aos trabalhadores, pois através de palestras, gincanas, dinâmicas, demonstrações, sorteios, teatro e outras ações, ela previne doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.

Benefícios da SIPAT para os funcionários

A SIPAT, oferece muitos benefícios aos trabalhadores, inclusive ela já evitou grandes tragédias em empresas de todo o Brasil. Essa semana é organizada pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), essa comissão deve fazer parte da estrutura de todas as empresas, não importando se é pequena ou grande. Nela se encontram muitos profissionais capacitados para cuidar  dos trabalhadores, entre os quais estão: médico do trabalho, engenheiro do trabalho, técnico de segurança do trabalho e enfermeiro do trabalho.

Alguns benefícios da SIPAT para os funcionários, são: Essa semana explica aos trabalhadores de diferentes formas, como evitar os acidentes de trabalho, ensina como usar corretamente os EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais), dá lições de como deve ser a postura  no ambiente de trabalho, alerta para que os funcionários não fumem e nem bebam bebidas alcoólicas durante as atividades de trabalho, explica que não se deve ficar perto de materiais inflamáveis dentro da empresa, pois pode causar incêndios, e muito mais.

A SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho), como o nome já diz, deve ser realizada durante uma semana inteira e no horário de trabalho, pois é considerada um treinamento ou curso essencial para a saúde física e mental dos trabalhadores. Têm empresas que oferece a SIPAT para seus funcionários em menos de uma semana, mas isso não é certo e o estabelecimento pode até ser multado.

Quando os funcionários passam por uma SIPAT, começam a ter uma atitude mais cuidadosa no ambiente de trabalho, e isso faz com que diminuam muito os números de acidentes e doenças decorrentes das atividades trabalhistas.

A SIPAT é obrigatória em todas as empresas de pequeno, médio e grande portes e deve ser realizada uma vez ao ano e deve ser feita por profissionais experientes que possam fazer todas as atividades com os funcionários e os auxiliem em tudo que eles precisarem.

As palestras são as partes mais importantes de uma SIPAT, porque entre as suas muitas funções, ela ajuda os profissionais com problemas, como alcoolismo, fumo e drogas, a saírem dos seus problemas e se dedicarem mais a sua vida profissional e pessoal.

Portanto os benefícios da SIPAT, se resumem em cuidar da vida e integridade física dos trabalhadores de todas as empresas. Essa semana é essencial para evitar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *