Como Organizar uma SIPAT

Como organizar uma SIPAT

Todos os trabalhadores correm riscos diariamente de sofrer algum acidente ou contrair alguma doença ocupacional, para evitar isso, as empresas adotam ações que têm como principal função cuidar do bem-estar físico e mental do trabalhador, entre as mais eficazes está a SIPAT.

A SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes), é obrigatória em todas as empresas, pois de acordo com a lei do trabalho, instruir o trabalhador sobre os riscos que ele está correndo exercendo certa atividade, é obrigação do empregador e direito do empregado.

Qual o objetivo da SIPAT

A SIPAT tem como finalidade conscientizar os trabalhadores sobre a segurança no trabalho, a fim de evitar acidentes e doenças decorrentes das atividades trabalhistas. Essa semana deve acontecer uma vez por ano, deve ser inserida no horário de expediente, porque é considerada um treinamento ou curso e conscientiza os trabalhadores sobre a segurança no trabalho, através de palestras, jogos, gincanas, sorteios de prêmios, entre outros.

A SIPAT deve ser realizada por profissionais da área da saúde e segurança do trabalho, que podem estar trabalhando na própria empresa, ou profissionais terceirizados, pois é possível encontrar muitas empresas que oferecem o serviço de organização da SIPAT.

A SIPAT é um evento que deve ser muito bem planejado, e a sua qualidade vai depender da verba disponibilizada pela empresa, do que o empregador e o responsável pela realização da semana têm em mente e as formas de atrair todos os funcionários para que participem de todas as atividades de conscientização.

Como organizar uma SIPAT

1 – O primeiro passo para organizar uma SIPAT é escolher o local onde ela será realizada, se for dentro da empresa, é preciso optar por um local grande e espaçoso que caiba todos os funcionários do estabelecimento.

2 – Para realizar uma SIPAT, precisa de dinheiro, então é necessário falar com o empregador para ver quanto ele libera para montar esse evento, se ele der pouco dinheiro, a dica é explicar a ele todos os benefícios que a SIPAT pode trazer para os funcionários, que por consequência melhorará o ambiente de trabalho e a produção.

3 – Antes de falar com o chefe ou responsável pela empresa, é essencial calcular todos os custos, assim saberá exatamente o que precisa para fazer uma SIPAT.

4 – Depois de acertar o dinheiro que será liberado para a realização da SIPAT, é o momento de se reunir com a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), que toda empresa deve ter, e combinar as atrações, decoração e os assuntos que serão abordados.

5 – É importante registrar todos os passos da organização da SIPAT em um relatório, assim o organizador poderá acompanhar tudo que está sendo feito e é uma prova para a direção da empresa que a CIPA está trabalhando.

6 – Toda SIPAT deve ter um tema, então o responsável pela organização do evento e a CIPA precisam escolher um tema em parceria, pode ser uma frase que já existe, um assunto específico, ou pode criar uma frase.

7 – A imagem da SIPAT é outro item que deve ser discutido com a CIPA, depois de escolhida, a empresa deve mandar fazer banners ou cartazes para colocar na empresa avisando a todos os funcionários da realização da SIPAT.

Então a SIPAT é uma ação essencial para dar mais segurança aos trabalhadores e conscientizá-los, de que eles precisam tomar vários cuidados, como trabalhar com a postura correta e usar os EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais).

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *