O Que é SIPAT

O que é SIPAT

Ainda hoje ouvimos notícias de trabalhadores que perderam a vida ou ficaram inutilizados por causa de um acidente de trabalho, escutamos também pessoas testemunhando que devido a uma doença ocupacional não podem mais exercer a sua profissão, mas tudo isso pode ser mudado com algumas ações obrigatórias em todas as empresas, como a SIPAT.

O que é SIPAT?

Antes de aprender o que é SIPAT, saiba que esta sigla significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes, essa ação oferece aos funcionários de empresas de todos os portes, informações para evitar os mais diversos tipos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Essa semana conscientiza os trabalhadores dos perigos a que estão expostos e cuidados que devem ter no trabalho, e isso é feito através de dinâmicas, gincanas, sorteios de brindes, palestras e outros meios.

A SIPAT é organizada pela CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, em parceria com o SESMT, Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho, tanto a CIPA como o SESMT, devem fazer parte da empresa que será realizada a SIPAT.

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes é obrigatória em todas as empresas, não importando a quantidade de funcionários. Ela deve ser realizada uma vez por ano, no decorrer de uma semana e no horário de trabalho, porque é considerada um treinamento ou curso rápido para melhorar o exercício do trabalho.

Empresas que não cumprirem a lei que obriga a realização da SIPAT, todos os anos, podem ser multadas e enfrentarem graves problemas com a justiça.

Função da SIPAT

A principal função da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes), é conscientizar os funcionários das empresas, a respeito dos perigos existentes no ambiente de trabalho e os métodos de segurança que podem ser adotados para evitar acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

Essa conscientização é feita através de diversas ações, como: dinâmicas, atividades motivacionais, gincanas, sorteios de brindes, teatro, palestras e outros. As palestras que fazem parte da SIPAT, contam com profissionais renomados nas mais variadas áreas, principalmente em segurança do trabalho, além de explicarem os perigos e as formas de segurança, as palestras proporcionam debates, os profissionais podem fazer perguntas, tirar dúvidas e até fazer reclamações.

Todos os trabalhadores devem fazer parte das palestras da SIPAT, pois é para o bem deles, porque eles podem aprender tudo sobre planejamento familiar, prevenção de doenças e incêndios, o uso correto dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais) e também, os trabalhadores ficam por dentro das consequências do consumo de álcool, fumo e outras drogas.

Consequências da SIPAT

Depois de passarem pela SIPAT, os trabalhadores se tornam mais cuidadosos não só no ambiente de trabalho, como também na vida particular. Essa semana evita muitos acidentes de trabalho e auxilia os empregados a ter uma postura melhor no trabalho e a usar os equipamentos de proteção para evitar as doenças ocupacionais.

Em resumo, a SIPAT é muito importante para o bom funcionamento das empresas de pequeno, médio e grande portes, porque conscientiza os profissionais e os donos das empresas, que é essencial ter cuidado e tomar todas as precauções para evitar de todas as formas, os acidentes e doenças provocadas no trabalho. A SIPAT deve contar com a participação de todos da empresa.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *