Porque a SIPAT é Importante

Todos os dias pessoas de todas as idades saem de casa para ir trabalhar e não sabem se voltarão vivas ou saudáveis, pois muitas empresas oferecem condições precárias para seus empregados, causando assim, acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Para cuidar da integridade do trabalhador, foram criadas várias ações para beneficiá-lo, entre as quais está a SIPAT.

A SIPAT, Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, é uma forma de conscientizar os trabalhadores dos perigos que eles correm no exercício da sua função, pois eles não estão livres de sofrer um acidente grave ou mais leve ou então contrair uma doença proveniente de sua função.

A SIPAT é obrigatória por lei, caso a empresa não insira essa semana no seu calendário, ela poderá enfrentar muitos problemas com a justiça e ser multada. A SIPAT deve ser realizada uma vez por ano, e quem é responsável por esse evento é a CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, em parceria com o SESMT, Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.

Porque a SIPAT é importante

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho é muito importante para o bem-estar de todo trabalhador, alguns motivos para essa afirmação, são: A SIPAT trabalha para conscientizar os trabalhadores que eles têm um papel essencial na sua própria segurança; ela ensina a todos a melhor postura no trabalho para evitar doenças ocupacionais; mostra a forma correta de usar os EPIs, Equipamentos de Proteção Individuais; dar orientação sobre o planejamento familiar, e outros.

Uma das funções mais importante da SIPAT, é ajudar os trabalhadores não só em sua vida profissional, como também pessoal, porque ela instrui aqueles que estão passando por situações difíceis que prejudicam a sua vida e o seu trabalho, como: alcoolismo, fumo e outras drogas, que acabam com o cérebro e com a saúde de todos os órgãos, e com o tempo a sua produção dentro da empresa cai, e ele pode contrair alguma doença grave como o câncer.

Quem deve participar da SIPAT

Todos os trabalhadores devem participar da SIPAT, pois eles poderão se divertir e ao mesmo tempo se informar sobre tudo que é necessário fazer para garantir saúde, conforto e bem-estar no trabalho.

A SIPAT é realizada no horário de trabalho, porque é considerada um treinamento ou curso rápido, depois que os trabalhadores passam por uma dessas semanas internas, ficam mais atentos e cautelosos em seus serviços, e por consequência produzem mais e com segurança.

A SIPAT consegue alcançar todos os tipos de trabalhadores, porque ela traz palestras, gincanas, jogos, sorteios, teatro e outras atividades para explicar os riscos do trabalho e como minimizá-los.

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, não pode faltar dentro de uma empresa, seja ela pequena ou grande, com cinco ou mil funcionários, pois as pessoas ficam no trabalho a maior parte do tempo, e precisam contar com segurança e conforto para cumprir as suas atividades trabalhistas. A SIPAT também é essencial para os donos de empresas, pois torna os funcionários mais motivados e saudáveis e assim eles trabalham com mais rapidez e qualidade.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *