SIPAT: Um Evento que Conscientiza

No ambiente de trabalho, os funcionários ficam horas fazendo suas atividades, e para que esse tempo seja otimizado e eles não corram riscos de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais, o responsável pela empresa deve inserir no seu calendário anual a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, SIPAT.

A importância da SIPAT

Toda as empresas precisam contar com uma equipe formada por profissionais da saúde, como médico do trabalho, enfermeiro do trabalho, engenheiro do trabalho e técnico de segurança do trabalho, esses e outros profissionais têm como função criar ações dentro dos estabelecimentos para tornar o trabalho e a vida dos trabalhadores, mais fáceis e confortáveis. Entre essas ações está a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), que é a responsável pela realização da SIPAT.

A SIPAT é uma semana voltada para a prevenção de acidentes de trabalho, de doenças ocupacionais e para conscientizar os trabalhadores, que é possível trabalhar com segurança, evitando tragédias e contratempos.

Essa semana deve ser realizada todos os anos nas empresas de pequeno, médio e grande portes, pois é obrigatória, e a empresa que não cumprir a regra, será multada, por isso, todas devem seguir as ordens.

O objetivo principal da SIPAT é conscientizar os funcionários de uma determinada empresa, através de orientação, fazendo com que todos entendam realmente a importância da prevenção de acidentes no ambiente de trabalho e de doenças ocupacionais. Nessa ação são envolvidos os funcionários, diretores, gerentes e até o dono da empresa.

A SIPAT é composta por gincanas, dinâmicas, distribuição de brindes, palestras e outras coisas, que informam os trabalhadores dos perigos que eles correm todos os dias no trabalho, mas que podem ser evitados com ações de segurança.

Achei bem interessante este artigo sobre como organizar uma SIPAT. Confira: http://segurancadotrabalhobr.com.br/dicas-para-organizar-uma-sipat/

Palestras na área da saúde

As palestras realizadas durante a SIPAT, são feitas por profissionais e falam dos mais variados assuntos, sendo que a área da saúde é o que mais interessa os trabalhadores.

Para que as palestras da SIPAT não fiquem cansativas, já que duram cerca de 50 minutos, as empresas investem não só no conteúdo educativo, como também na interatividade, na qual os profissionais podem perguntar, tirar dúvidas, reclamar e até dar sugestões.

Em uma palestra na área da saúde, o foco é este assunto, alguns pontos abordados são: a influência do álcool e do fumo na saúde e na capacidade de exercer uma profissão e viver em família, doenças sexualmente transmissíveis, primeiros socorros, tipos de câncer, planejamento familiar, doenças que podem surgir com a postura errada no trabalho, como evitar incêndios, a forma certa de usar o equipamento de proteção individual e muito mais.

As empresas devem adotar a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), porque ela é essencial para evitar riscos no ambiente de trabalho e as temidas doenças ocupacionais, que dificilmente têm cura. A SIPAT deve ser realizada no horário de trabalho, pois é considerada um treinamento ou curso.

Portanto se é dono de uma empresa, realize a SIPAT todos os anos e se é um trabalhador, participe de todas as atividades desta semana, assim aprenderá tudo que é necessário para ter saúde e uma vida longa.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *